sexta-feira, 17 de abril de 2015

A simulação do marketing

Aqui se finge que ensina e que se aprende
Em muitas escolas públicas de várias regiões do Brasil, os professores fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem. A escola só se sustenta pelo nome pintado na parede externa. De resto, falta tudo. Infra-estrutura, material, disciplina e investimento pedagógico nos professores e nos alunos.
Tem empresário que estranha e condena essa situação. Sabe que é dinheiro do Estado mal gasto.
Como também reconhece, às vezes, que os gastos em marketing e publicidade de sua empresa sofrem o mesmo mal. Pois agem sob o lema de John Wanamaker: ““Metade do dinheiro gasto em publicidade é jogado fora, o problema é saber qual é essa metade”.
John Wanamaker (11 de julho de 1838 – 12 de dezembro de 1922), um comerciante e político norte-americano, é considerado um dos pioneiros do marketing, que inovou agressivamente o mercado na sua época com a criação de uma loja de departamentos com o seu sobrenome.
Se você quer que sua empresa escape da Síndrome da Simulação do Marketing talvez fosse o momento de conhecer as práticas sugeridas por Midia Gerenciada.
Sua empresa sobrevive porque excita todos os pontos da cadeia produtiva (fornecedores, empregados, clientes finais) mas, na maioria das vezes, deixa escapar esses relacionamentos, por desconhecer o gerenciamento da própria mídia.

Gasta os tubos simulando campanhas de marketing e como John Wanamaker, lá no Século 19, não sabe qual a parte do investimento é jogada fora. E tenta, a todo custo, não cair na condenação dos professores e alunos das escolas públicas brasileiras, e apenas simular o marketing da empresa que dirige.

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